

Educação Infantil
O que se aprende na Educação Infantil?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que começou a valer a partir de 2020, não prevê um currículo de conteúdo, mas um conjunto de habilidades que devem ser ensinadas de acordo com o ano escolar.
A BNCC estabelece seis direitos de aprendizado na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Se você reparar, vai perceber que todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações.
Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas. Além disso, a BNCC também prevê o campo da experiência, que possui cinco divisões.
Desse modo, é possível garantir que os conteúdos sejam ensinados de modo lúdico, capaz de envolver a criança por experienciação no processo de aprendizado.
É na Educação Infantil — isto é, na primeira infância, que corresponde à faixa de idade de 0 e 5 anos — que as crianças desenvolvem importantes funções que as auxiliarão ao longo do seu crescimento.
Por isso, todas as atividades de caráter pedagógico devem ser inseridas com muito cuidado e dedicação por pais, professores e outros responsáveis. Durante essa fase, as potencialidades humanas das crianças são plenamente desenvolvidas.
Inserir atividades pedagógicas no dia a dia dos seus filhos proporciona condições favoráveis para o desenvolvimento socioafetivo, físico, cognitivo e linguístico, o que gera reflexos que os acompanharão por toda a vida.
Brincadeiras que envolvem leitura e memorização de figuras, por exemplo, são excelentes e servem para estimular a inteligência, além de ampliar o conhecimento dos pequenos. Outro ponto importante são os momentos de descontração e interação proporcionados pelas brincadeiras, tanto com os pais quanto com outras crianças.

